loading

Só mais um pouquinho...

Websites para Divulgação Científica

Websites para Divulgação Científica

Tão importante quanto ter uma página própria para seu grupo de pesquisas é ter o ambiente correto na internet para fazer divulgação científica de uma maneira eficiente, atingindo um público de centenas de milhares de usuários todos os meses.

Muitas vezes, o nome dos grupos de pesquisa ou o endereço na internet em que seus sites estão hospedados podem parecer pouco atrativos para o público em geral. Que leigo gostaria de entrar, por exemplo, no site do www.grupoLABICON.universidade.br? Assim, que tal criar sites complementares, com endereço fácil de ser lembrado e com um nome atrativo, para expôr suas mais recentes descobertas e divulgar Ciência de um jeito super eficiente? Veja abaixo como funciona.

websites para divulgação científica

Como funciona?

Para entender o poder dos sites específicos para divulgação científica, vamos fazer um rápido estudo de caso.

webcontent-websites-para-divulgacao-cientifica

Imagine que um grupo de pesquisas estude a genética do peixe-zebra (o Zebrafish, modelo tradicional em estudos genéticos). Os cientistias decidem que há muitas histórias interessantes para contar sobre o peixinho e que está na hora de divulgá-las na internet. Afinal, discutindo o peixe-zebra, abre-se espaço também para explicar aos leitores um pouquinho sobre genética, os modelos animais, a evolução da vida…

O site do grupo de pesquisas (que se chama oficialmente ‘GEPZ’!), todavia, tem um endereço na internet assim: http://gepz.ib.universidade.br. Pouco atrativo, não é mesmo? Tanto para potenciais visitantes quanto para os mecanismos de buscas, que ‘pensarão’ que se trata de mais um site institucional, já que está hospedado no domínio de uma Universidade.

Tudo muda quando o grupo decide criar um site novo, chamado de “As Histórias do Peixe Zebra”. O endereço, www.historiasdopeixezebra.com.br, faz todo o sentido para os visitantes e para os mecanismos de busca. Quem procurar por ‘peixe-zebra’ na internet terá uma chance muito maior de encontrar a página.

Mas há muito mais do que um mero endereço da internet nessa história. Por ser um site associado ao GEPZ, porém em um domínio diferente, o “Histórias do Peixe Zebra” permite a criação de uma linguagem e de uma abordagem completamente distintas do site institucional. Algo mais leve, mais leigo, para atrair o público e cativá-lo com as novidades. E isso se traduz, também, no design, que ganha funcionalidades novas e excitantes para manter o fluxo de visitas sempre crescente e gerando fãs para a página.

Com isso, o grupo de pesquisas garantiu duas coisas: que seu site institucional continue no melhor estilo ‘site de universidade’, com informações do grupo, e que seu site de divulgação científica seja algo completamente novo, focado em atingir o grande público e fazer um enorme sucesso na internet.


Diferenciais da WebContent

ADEQUAÇÃO DO PORTAL DE DIVULGAÇÃO LEIGA À PÁGINA INSTITUCIONAL: com links, linguagem unificada e codificação aprimorada.

CRIAÇÃO DE SITES TRADICIONAIS OU EM ESTILO BLOG: fácil atualização de notícias e de postagens por qualquer usuário, mesmo por quem tem pouca experiência com a internet.

AUXÍLIO NA GERAÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO: aproveite toda a nossa experiência para trazer conteúdo científico da mais alta qualidade aos seus leitores, desenvolvido na linguagem certa para fazer sucesso na internet e com todo o rigor acadêmico.